terça-feira, 5 de abril de 2011

Palestra da Prof. Anete

Ontem assistimos à palestra da Profa. Anete Formiga sobre “o ensino da biologia para deficientes visuais: desafios, metas, trabalhos e desejos”. Esta palestra foi ministrada para o primeiro período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFMG.
A Profa. Anete contou sobre suas experiências pessoais e profissionais enquanto estagiaria e professora de biologia no Instituto São Rafael (escola para cegos), onde desenvolveu vários projetos como: trilha ecológica para cegos, ensinando estruturas microscopias para deficientes visuais, entre outros.
Logo, ela abriu a palestra para discussão com a seguinte questão, a inclusão de deficientes em escolas públicas é valida para o aprendizado desses alunos?  Com isso, surgiram vários comentários como: o professor não está preparado, a escola não possui assistência a esses alunos com deficiência, a exclusão do deficiente em meio aos outros alunos. Porém, chegamos à conclusão que se o professor e a escola estiverem preparados o aluno com deficiência será mais dinâmico e independente, terá a inclusão facilitada e o professor ficará realizado com seu trabalho, pois, estará ensinando a todos sem exceção.

Veja as fotos do material didático utilizado pela Profa. Anete.













material didático representando uma galha foliar











6 comentários:

  1. Quanta coisa linda! Com certeza não é só o pessoal com deficiência visual que curti. Que material que foi usado na confecção? Foi feito artesanalmente ou é fabricado por alguma empresa?

    Bjos

    Thaiane

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Muito legal o material e muito bonito também. Como a Thaiane disse, esse material é para qualquer aluno, pois chama a atenção.
    Fiquei de boca aberta!
    Anna Luiza

    ResponderExcluir
  3. bom, muitos dos materiais foram feitos artesanalmente com massa de bisquit, outros foram mandado fazer, mas os materiais são muito bons e bem didaticos, vlw

    ResponderExcluir
  4. Olá seguidores! Que bom que gostaram dos materiais produzidos no laboratório. As apostilas, além de servirem de apoio para o ensino de deficientes visuais, também serve para qualquer aluno que não tenha acesso a microscópios, pois está com os textos todos em tinta e é linda né? Todos os materiais foram produzidos pelos estagiários do laboratório de Anatomia Vegetal da UFMG e os projetos também contaram com a participação de todos, sempre sob a orientação da professora Rosy Mary dos Santos Isaias. Alguns dos projetos, como as apostilas e a trilha ecológica tornaram-se a monografia de final de curso de alunos que eram também estagiários do laboratório, respectivamente, a Karla Valéria e o Dênis Oliveira, ambos professores hoje em dia...

    ResponderExcluir
  5. Trabalho maravilho!
    Leciono direito e psicologia, e tenho uma aluna com deficiencia visual. Gostaria de saber se existe algum gravador próprio para que minha aluna pudesse gravar as aulas teoricas? Tentamos com um MP3 comum, mas as teclas são dificeis de tatear.
    Parabéns pelo trabalho!
    Priscila D.F. Magalhães
    priscilanovaerense@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Lindos materiais... Sou professor da UFMT - Campus de Sinop, e temos um projeto de confecção de material didático na área de Anatomia Vegetal também. Infelizmente nossos discentes apresentam dificuldades em entender a anatomia vegetal em 3 dimensões e este tipo de material ajuda muito! Onde posso obter o material científico escrito que foi produzido?

    ResponderExcluir